quarta-feira, 13 de abril de 2011

Higiene intima

Um dos problemas que mais afeta a saúde da mulher é o corrimento vaginal. Também chamado de vulvovaginite (processo infeccioso ou simplesmente inflamatório que acomete a parede que reveste internamente a vagina) é uma das causas mais frequentes de visita ao ginecologista.
A vulvovaginite ocorre quando o agente agressor (bactéria ou fungo, por exemplo) encontra um ambiente propício para crescer e se desenvolver. Uma dessas situações é a perda da acidez na região da vagina, por diversos motivos. Os agentes podem ser transmitidos por relações sexuais ou contatos com roupas infectadas. Outros fatores que também contribuem para as vulvovaginites são: hipersensibilidade aos espermaticidas e látex dos preservativos, bem como uso de lubrificantes na relação sexual.
De um modo geral, a vulvovaginite se manifesta através de corrimento vaginal, associado a um ou mais desses sintomas: coceira, dor ou ardor ao urinar, odor e incômodo pélvico.
Confira, abaixo, algumas dicas para se defender das vulvovaginites:
- Dedique especial atenção à higiene íntima. É fundamental manter a região em condições de se evitar a instalação de fungos ou bactérias!
Evite o uso de:
- Duchas frequentes, especialmente com produtos químicos irritativos que alterem o pH vaginal normal;

- Desodorantes íntimos em aerossol, sabões utilizados em lavanderias, amaciantes de roupas e aditivos para água de banho, que podem irritar a região da vulva;

- Roupas íntimas apertadas, não porosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário